HIDRATAÇÃO DE BANCO DE COURO
A hidratação de banco de couro tem uma grande importância para prolongar a vida útil do seu carro. Apesar disso, muitos proprietários de veículos deixam de lado essa rotina e se deparam com um couro ressecado e rachado – que possuem um custo de manutenção muito maior do que se ações preventivas tivessem sido realizadas.
Os bancos de couro possuem muitas vantagens em relação aos de tecidos, não é? Além da sensação de sofisticação, é mais fácil mantê-los limpos: basta passar um pano para que tudo fique em ordem.
Entretanto, é preciso ter consciência de que o couro é um tecido vivo que requer limpeza e hidratação regular. Mesmo que não seja tão visível quanto em um de tecido, o banco de couro também necessita de cuidados.
Veremos, neste artigo, como e quando você deve fazer a hidratação de banco de couro. Confira!
Quando fazer hidratação de banco de couro?
A função da hidratação de banco de couro é manter o estofado conservado e evitar ressecamentos, que se tornam rachaduras e deixam um aspecto desgastado e velho. Nada do que você deseja para o seu carro, não é mesmo?
A grande questão que surge é: quando fazer hidratação de banco de couro? Será que ela deve ser realizada semanalmente, mensalmente ou anualmente?
A periodicidade ideal depende de diversos fatores: região do país em que você mora, umidade do ar, utilização do ar condicionado no veículo, entre diversos outros. Levando tudo isso em conta, você deve fazer a hidratação de banco de couro em um período que varia de 2 a 6 meses.
Quanto mais seco for o clima da região em que você vive e maior for a utilização do ar condicionado, mais ressecado fica o material. Ou seja, se esse é o seu caso, é preciso fazer a hidratação com maior frequência.
Como ela é feita?
O hidratante de couro age nas fibras do material, renovando o brilho e deixando um aspecto mais limpo, e a sua função é criar uma camada protetora sobre o couro para protegê-lo dos efeitos externos.
Por isso, a escolha do produto a ser utilizado é muito importante. Ao optar por um de baixa qualidade, os bancos do seu carro tendem a ser expostos a um risco ainda maior do que o ressecamento.
Você pode optar por levar o seu veículo até uma empresa especializada para realizar a hidratação ou fazê-la na sua garagem, mesmo. Veja algumas dicas para realizar esse procedimento em casa:
- Comece fazendo uma limpeza para remover poeira, sujeiras e objetos que estejam nos bancos do seu carro
- Escolha um produto de qualidade comprovada. Os hidratantes líquidos penetram com mais facilidade e são absorvidos com mais eficiência pelos poros do couro – aumentando a eficiência da hidratação
- A hidratação deve ser feita de maneira homogênea. Portanto, espalhe o hidratante em quantidades iguais por todo o banco de couro.
- Deixe o produto agir por cerca de 40 minutos. Depois desse tempo, passe uma flanela de pano para remover eventuais excessos de produto que tenham se formado ao longo do banco.